segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Billie Eilish, a Amazónia, os bifes no prato e as alterações climáticas...


Com apenas mais duas semanas de vida do que Greta Thunberg (completa 17 anos no próximo mês de Dezembro), Billie Eilish, nova vedeta norte-americana da moda e da moderna música pop, percorre, com estilo porventura mais irreverente, caminhos semelhantes. Numa recente entrevista ao jornal português Expresso, foi interpelada sobre a grave situação do nosso planeta - e falou como se conta abaixo:


A preocupação com as alterações climáticas é outro assunto que a apoquenta.

“Fico muito incomodada, porque as pessoas fingem estar preocupadas com a situação. Não sabem, na verdade, nada sobre o assunto. Na semana em que aquela fotografia, linda e horrível, dos incêndios na Amazónia andou a circular, lembro-me de ver todos os meus amigos e toda a gente que algum dia conheci a partilharem-na e a dizerem “isto é um horror, precisamos de salvar o planeta”.

“Fiquei ali a pensar: vocês nem se deram ao trabalho de pesquisar o porquê de a floresta estar a arder. Se o tivessem feito, seus pequenos idiotas, não andavam aí a questionar-se sobre quem provocou aquilo… Porque foram vocês!

Sabem por que razão a Amazónia está a arder, seus cretinos? Sabem porquê? Porque para haver quintas com gado, para criar vacas e matá-las para as colocarem nos vossos pratos, começaram a derrubar árvores com o intuito de arranjar mais espaço. Como isso se tornou crime, passaram a incendiar florestas para criar espaço.

Isto não está a acontecer de forma espontânea, há mesmo pessoas a provocar incêndios para acabar com as árvores. E vocês, depois de darem uma dentada, afastam-se e partilham nas redes sociais a vossa indignação com os incêndios.

Se calhar, em vez de sacarem dos vossos sacos os pratos de plástico para porem um pedaço de carne em cima deles, podiam PARAR! Não o façam. Fico doida…”

………………………...

Oiçam Billie Eilish num dos seus grandes êxitos:
All the good girls go to hell
("Todas as boas meninas vão para o inferno")



Fonte: E - Revista do jornal Expresso - Lisboa - Portugal - Edição 2447, de 21 de Setembro de 2019 - Pág. E-30.
A entrevista foi concedida a Mário Rui Vieira.

Sem comentários: