terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Namoro Angolano



A história de um amor difícil e sofrido,
criada pelo poeta angolano Viriato da Cruz
e abaixo contada pelo magnífico Fausto
(que também se alimentou dos encantamentos de Angola):


"Mandei-lhe uma carta
em papel perfumado
e com letra bonita
eu disse que ela tinha
um sorrir luminoso
tão quente e gaiato
como o sol de Novembro

brincando de artista
nas acácias floridas
espalhando diamantes
na fímbria do mar
e dando calor
ao sumo das mangas.


Sua pele macia - era sumaúma…
Sua pele macia, da cor do jambo,
cheirando a rosas,
sua pele macia
guardava as doçuras
do corpo rijo
tão rijo e tão doce -
como o maboque…

Seus seios, laranjas -
laranjas do Loje,
seus dentes… -
marfim…


Mandei-lhe essa carta
e ela disse que não.

Mandei-lhe um cartão
que o amigo Maninho tipografou:
Por ti sofre o meu coração
Num canto - SIM,
noutro canto - NÃO

E ela o canto do NÃO dobrou.


Mandei-lhe um recado pela Zefa do Sete
pedindo, rogando de joelhos no chão
pela Senhora do Cabo,
pela Santa Ifigénia,
me desse a ventura do seu namoro…

E ela disse que não.


Levei à Avó Chica,
quimbanda de fama,
a areia da marca que o seu pé deixou
para que fizesse um feitiço
forte e seguro
que nela nascesse
um amor como o meu…

E o feitiço falhou.


Esperei-a de tarde, à porta da fábrica,
ofertei-lhe um colar
e um anel
e um broche,
paguei-lhe doces
na calçada da Missão,
ficámos num banco
do largo da Estátua,
afaguei-lhe as mãos…
falei-lhe de amor…

e ela disse que não.


Andei barbudo,
sujo e descalço,
como um mona-ngamba.
Procuraram por mim

“-Não viu… (ai, não viu…?)
não viu Benjamim?”
E perdido me deram
no morro da Samba.


Para me distrair
levaram-me ao baile
do Sô Januário
mas ela lá estava
num canto
a rir
contando o meu caso
às moças mais lindas
do Bairro Operário.

Tocaram uma rumba -
dancei com ela
e num passo maluco
voámos na sala
qual uma estrela
riscando o céu!
E a malta gritou: “Aí Benjamim!

Olhei-a nos olhos -
sorriu para mim
pedi-lhe um beijo -
e ela disse que sim."

"Namoro" - de Viriato da Cruz. Nasceu no ano de 1928 em Kikuvo (Porto Amboim - Angola).
Faleceu na China (Pequim) em 1973.

2 comentários:

Dorivaldo disse...

Hoje repassei a alguns contatos, aqui no Brasil. Quem sabe ela se espalha por aí?

Cavaleiro da Torre disse...

Obrigado, Dorivaldo. Quem sabe, mesmo?