segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Velha Poesia Árabe na Península Ibérica - "O Amor"



O autor deste poema foi Ibn Hazm (de seu nome completo Abu Muhammad Ali Ibn Hazm).

Nasceu em Córdoba, no ano de 994, e faleceu em Montíjar, em 1064.
Ainda não havia Portugal, no seu tempo.

Ibn Hazm foi autor do famoso "El Collar de la Paloma", de onde se extraem os versos abaixo.



O AMOR


"Consagro-te um amor puro e sem mácula:
no meu íntimo está profundamente gravado e escrito o teu afecto.

Se no meu espírito houvesse mais alguma coisa além de ti,
arrancá-la-ia com as minhas próprias mãos.

Não quero de ti outra coisa senão o amor;
para além disso não peço nada.

Se o tiver,
a Terra inteira e a Humanidade
serão para mim como montes de pó,
e os habitantes do país, insectos.

O meu amor por ti,
que é eterno por sua própria essência,
chegou ao apogeu
e não pode nem minguar nem crescer.

Não tem mais causa nem motivo
do que a vontade de amar.

Quando uma coisa tem a sua causa em si mesma,
ela goza de uma existência
que não se extingue jamais.

Quando me vou do teu lado
sou como um prisioneiro a quem levam ao suplício.

Ao voltar para ti, corro como a Lua Cheia
quando atravessa os confins do céu.

Ao partir de ti,
faço-o com a morosidade
com que se movem as estrelas distantes."

Sem comentários: