.
.
Havia séculos que os Índios americanos habitavam as Grandes Planícies quando chegaram os Europeus.
E nada modificou tanto o seu modo de vida como a brusca aparição dos Espanhóis com os seus cavalos.
Nessa época, estes já se movimentavam há algum tempo a sul do território norte-americano, ali impondo, a ferro e fogo, o seu domínio (rever aqui 1 e aqui 2).
Nessa época, estes já se movimentavam há algum tempo a sul do território norte-americano, ali impondo, a ferro e fogo, o seu domínio (rever aqui 1 e aqui 2).
Embora não se possa dizer, ao certo, de que forma se apoderaram os Índios dos seus primeiros cavalos, é provável que alguns animais feridos ou coxos tenham sido abandonados pelos Espanhóis. Outros, terão sido pura e simplesmente roubados.
Por exemplo, nos anos de 1540-1541, durante a espantosa expedição do espanhol Coronado - que, levado pela miragem do ouro, marchou desde o noroeste do México até ao Kansas -, foram perdidos alguns cavalos, muito provavelmente capturados pelos Índios.
Nos anos seguintes, tornou-se frequente que estes espantassem os cavalos dos invasores para de seguida lhes deitarem a mão.
Estes animais acabariam por multiplicar-se nas Grandes Planícies americanas, pelo que, duzentos anos após a expedição de Coronado, praticamente todos os índios das pradarias se tinham tornado hábeis cavaleiros.
As pinturas rupestres de Newspaper Rock, no Estado do Utah, apresentam uma das mais antigas reproduções de índios a cavalo.
Desde que passaram a dispor deste meio de transporte, os Índios deixaram de percorrer a pradaria a pé em busca de alimentos e de água. Com os seus velozes corcéis, podiam agora caçar os búfalos com maior facilidade.
Havia sempre procura de novas montadas, em que guerreiros a cavalo, brandindo os seus laços, perseguiam e capturavam cavalos das manadas selvagens que vagueavam nas planícies.
Alguns cavalos eram especialmente treinados para as expedições de caça, enquanto outros se destinavam à guerra.
E foi montando estes animais, descendentes daqueles que os Espanhóis tinham levado séculos antes da Europa, que os Índios se tornaram temíveis adversários do avanço da colonização branca do Oeste Americano (como se exemplifica aqui 3 e aqui 4).
..........
(Canção tradicional dos índios Sioux):
Sem comentários:
Enviar um comentário