segunda-feira, 25 de maio de 2020

1940: o ano em que Charlie Chaplin ridicularizou Adolf Hitler



Aconteceu em The Great Dictator (O Grande Ditador), filme norte-americano escrito, protagonizado e dirigido por Chaplin, em que a Alemanha nazi, a Itália fascista e as suas personagens foram impiedosamente satirizadas por ele.

No filme, Adenoid Hynkel é Adolfo Hitler, líder do partido da Dupla-Cruz, führer da Tomânia (Alemanha).
No seu governo destacam-se o sombrio Garbitsch (Goebbels) e o vaidoso Herring (Goering).
Benzino Napaloni (Benito Mussolini) governa a Bactéria (Itália).

 
Adenoid Hynkel com o seu grande aliado Benzino Napaloni.

Naquele ano de 1940, Adolf Hitler, o grande destruidor, achava-se no auge do poder. Depois de engolir a Checoslováquia, a Áustria e a Polónia, obtivera um dos prémios mais cobiçados: a humilhação e a conquista da França, no mês de Maio.

Poucos meses depois, em Outubro, estreava-se o filme, que caiu como uma bomba e logo se transformou num enorme sucesso de bilheteira.



Entre várias cenas de irresistível comicidade - mas com muito de premonitório -, sobressai a que se ilustra acima: na sala da chancelaria, Hynkel brinca com o Globo, que afaga e pontapeia até ao estoiro final, tudo ao som da música de Wagner tão apreciada pelo ditador.

Quando o filme foi produzido, ainda não acontecera a invasão da União Soviética (Junho de 1941) nem o ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor (Dezembro de 1941), que precipitaria a entrada dos Estados Unidos no conflito.
Estavam ainda escondidas no futuro as cidades arrasadas, os milhões de mortos, o horror do Holocausto...

Adenoid Hynkel falando às massas.
Uma das cenas mais icónicas da película ficou eternizada pelo genial desempenho de Chaplin - o momento em que Adenoid Hynkel, ditador da Tomânia, se dirige a uma multidão de seguidores.
Foram meia dúzia de minutos em que o brutal e arrogante ditador saiu irremediavelmente ridicularizado.
O primeiro minuto do vídeo resume os principais acontecimentos entre a 1.ª Guerra Mundial e a conquista do poder pelo partido da Dupla-Cruz.
O discurso de Adenoid Hynkel começa a 1' 10''.
Para ampliar a imagem do vídeo,
clique no quadrado do canto inferior direito.

Se quiser saber mais sobre o enredo do filme, clique aqui.

 

Sem comentários: