quarta-feira, 24 de junho de 2020

O Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro - Brasil)



Mais do que uma importante e belíssima biblioteca (acervo superior a 350 000 obras), o Real Gabinete Português de Leitura (RGPL) é uma notável instituição cultural lusófona, localizada na rua Luís de Camões, n.º 30, praticamente no centro da cidade brasileira do Rio de Janeiro.

A fachada, erigida em estilo neo-manuelino, foi trabalhada em pedra de lioz, na cidade de Lisboa, sendo depois trazida de navio até ao Rio de Janeiro.

As estátuas que a adornam representam quatro vultos estreitamente ligados à epopeia marítima de Portugal: Infante D. Henrique, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Luís de Camões.




A instituição foi fundada no ano de 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses, desejosos de promover culturalmente a comunidade lusitana.

O edifício da actual sede, acima retratado, foi projectado pelo arquitecto português Rafael da Silva e Castro e construído entre 1880 e 1887. A primeira pedra, ou pedra fundamental, foi lançada pelo imperador do Brasil, D. Pedro II (filho de D. Pedro I).

A inauguração da nova sede, que se manteve até hoje, caberia a uma filha de D. Pedro II, a Princesa Isabel, e ao marido desta (no dia 10 de Setembro de 1887).




O interior do RGPL segue o estilo neo-manuelino nas portadas, nas estantes de madeira para os livros e nalgumas construções comemorativas.
O tecto do Salão de Leitura ostenta um belo candelabro e uma clarabóia em estrutura de ferro, o primeiro exemplar desse tipo de arquitectura no Brasil.

O salão possui também um lindíssimo monumento de prata, marfim e mármore (o Altar da Pátria), com 1,7 metros de altura, que celebra a época dos Descobrimentos Portugueses.
Concebido na Casa Reis & Filhos, do Porto, deve-se ao ourives António Maria Ribeiro, sendo adquirido pelo Real Gabinete em 1923.





A biblioteca do Real Gabinete é detentora da maior colecção de obras portuguesas fora de Portugal, e, desde 1935, passou a receber exemplares de todas as obras publicadas neste país.
Possui, entre os seus cerca de 350 000 volumes - nacionais e estrangeiros -, obras raríssimas, como, por exemplo, primeiras edições de Os Lusíadas (1572) ou das Ordenações de D. Manuel (1521).

O RGPL edita a revista semestral Convergência Lusíada e promove cursos sobre Literatura, Língua Portuguesa, História, Antropologia e Artes.
Estes cursos destinam-se principalmente a estudantes universitários.

Em Julho de 2014, a biblioteca foi classificada pela revista Time na 4.ª posição entre as 20 mais lindas bibliotecas do mundo, enaltecendo-se a sua história, arquitectura e riquíssimo acervo de obras lusófonas.

Um exemplo das diversas actividades culturais do Real Gabinete



A - Para uma breve apresentação do Real Gabinete Português de Leitura (RGPL), veja o vídeo seguinte - aqui 1.

B - Para aceder ao site do RGPL, clique aqui 2.

C - Para conhecer uma saborosa história ocorrida há uma dúzia de anos no RGPL (envolvendo dois antigos presidentes do Brasil e de Portugal, Lula da Silva e Cavaco Silva), clique aqui 3 .

Sem comentários: