sábado, 20 de junho de 2020

O escritor Salman Rushdie escreve sobre Donald Trump...



"Ao longo da minha vida, vi vários ditadores subir e cair.
Hoje, recordo essas encarnações anteriores de uma espécie pouco estimável (...).

As circunstâncias da minha vida deram-me alguma compreensão do quadro mental dos ditadores.
Narcisismo extremo, distanciamento da realidade, uma preferência por bajuladores e uma desconfiança sobre quem diz a verdade, uma obsessão com o modo como se é retratado, um ódio a jornalistas e o temperamento de um bulldozer fora de controlo: estas são algumas das características.

O Presidente Trump é, por temperamento, um déspota de pacotilha deste género. Mas encontra-se à cabeça de um país que historicamente pensa em si mesmo como estando ao lado da liberdade.

Até ao momento, com a cumplicidade do Partido Republicano, tem governado mais ou menos sem restrições. Agora, uma eleição aproxima-se, e ele é impopular e debate-se à procura de uma estratégia vencedora. Se isso implicar atropelos às liberdades americanas, que seja.

Vivo nos Estados Unidos há 20 anos e sou cidadão desde há quatro. Uma das razões mais importantes para me tornar cidadão foi a minha admiração pelas ideias de liberdade encarnadas na Primeira Emenda da Constituição Americana.



Trump, cuja consideração pela Segunda Emenda é bem conhecida, precisa de ser lembrado da Primeira, a qual, se me é permitido ajudar, diz em parte que "o Congresso não fará nenhuma lei (...) que limite a liberdade de expressão, ou da imprensa; ou o direito de as pessoas se reunirem pacificamente para pedirem ao governo uma satisfação das suas queixas".

E, no entanto, o homem cuja incompetência permitiu à pandemia apertar-nos mortalmente o pescoço, e cuja linguagem inflamatória cheia de insinuações racistas tem tido um papel significativo a lançar o preconceito supremacista branco sobre todos nós, aparece no Jardim das Rosas da Casa Branca e anuncia, sem o mais pequeno traço de vergonha, que quer proteger os manifestantes pacíficos.

Ao mesmo tempo, rua baixo, as suas forças de segurança, algumas delas a cavalo, atacam uma manifestação pacífica com gás lacrimogéneo e balas de borracha. Um instante depois, ele caracteriza os manifestantes como terroristas e caracteriza os seus protestos como crimes contra Deus.


(...) O homem que, antes de conseguir o seu emprego actual, quase nunca era visto num lugar de oração, pega então numa Bíblia à entrada de uma igreja para mostrar a sua devoção, e se o bispo da diocese logo a seguir o denuncia, acusando-o de abusar da igreja ao serviço de uma mensagem contrária aos ensinamentos de Jesus, o que importa?
Uma vez mais, ele tem as imagens, e elas falam mais alto.

Estamos tão habituados ao comportamento deste homem, tão acostumados às suas mentiras, ao seu ego inesgotável, à sua estupidez, que talvez tenhamos a tentação de pensar nisto como apenas mais um dia no "Trumpistão".

Mas desta vez algo diferente está a acontecer.

O levantamento que começou com o assassínio de George Floyd não está a esvair-se mas a crescer. O homem na Casa Branca tem medo, e durante algum tempo até se refugia na cave e desliga as luzes.
O que há-de uma pessoa assim fazer numa altura destas?

Se o deixarem usar as acções de uma pequena minoria de criminosos e de extremistas brancos infiltrados para invalidar o protesto honroso de uma vasta maioria contra o assassínio de Floyd, a violência da polícia sobre a comunidade negra e o poder entrincheirado do racismo americano, ele estará a caminho do despotismo.

Já ameaçou usar o exército contra cidadãos americanos, uma ameaça que se esperaria de um líder da antiga União Soviética, mas não dos Estados Unidos".

...............

Extracto de um artigo de Salman Rushdie originalmente publicado no The Washington Post em 3 de Junho de 2020.
Republicado em 13-Junho-2020 na edição n.º 2485 da Revista E, do Jornal Expresso (Lisboa - Portugal), com o título: Já Vi Ditadores Subirem e Caírem. Cuidado, América.
Tradução de Luís M. Faria.
Ilustrações e sublinhados da responsabilidade da Torre da História Ibérica.

"E a bandeira estrelada em triunfo tremulará
Sobre a terra dos livres e o lar dos bravos!"

Sem comentários: