quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Hino nacional português cantado por japoneses, em Nagasaki

 

Nagasaki, Japão

Há cerca de duas semanas, em Nagasaki, um coro japonês cantou o hino nacional de Portugal para comemorar o aniversário daquele porto e a antiquíssima presença dos navegadores e religiosos lusos na região.

De recordar que Nagasaki foi um centro de influência colonial portuguesa entre os séculos XVI e XIX (chegámos lá em 1543).

Desse encontro de duas culturas tão distintas valerá a pena recordar algumas das impressões dos japoneses acerca dos primeiros portugueses (e europeus) que conheceram:

"Estes homens bárbaros do sudeste são comerciantes. Compreendem até certo ponto a distinção entre superior e inferior, mas não sei se existe entre eles um sistema próprio de etiqueta. Bebem em copo sem o oferecerem aos outros; comem com os dedos, e não com pauzinhos como nós. Mostram os seus sentimentos sem nenhum rebuço. Não compreendem os caracteres escritos. São gente sem morada certa, que troca as coisas que possuem pelas que não têm, mas no fundo são gente que não faz mal”.

Veja e oiça, no vídeo abaixo, a bela homenagem de quem não tem complexos - nem de superioridade nem de inferioridade - perante a História...

Saiba mais - aqui.



Sem comentários: