quarta-feira, 3 de abril de 2019

Angola, Angola... ("Meus Olhos Ficaram Mar")

Raul (à esquerda) e Emílio (à direita).
Ao fundo, Luanda, capital de Angola.

Deixei a minha terra
Adeus mãe, adeus meu lar!
Deixei na Praia Morena
O meu amor a chorar...

Deixei a minha terra
Fui para o mundo cantar
No peito uma grande pena
Tinha os olhos a brilhar...

Ai, meus olhos ficaram mar,
meus olhos ficaram mar,
meus olhos ficaram mar...




Em 1959, os angolanos Raul Aires Peres Cruz (depois conhecido como Raul Indipwo) e Emílio MacMahon de Victoria Pereira formaram o Duo Ouro Negro, cujo reportório se centrava no folclore da sua terra natal.

O grupo fez enorme sucesso nas décadas de 1960 e 1970, quer em Angola quer em Portugal. Nas primeiras gravações contaram com a colaboração do brasileiro Sivuca.
Muxima, Kurikutela e Tala on n'Bundo foram os seus primeiros grandes êxitos.

Emílio, nascido em 1938, faleceu em 1985.
Raul mudou então o seu nome artístico para Raul Ouro Negro e prosseguiu uma carreira a solo. É dele a interpretação da canção acima (Meus Olhos Ficaram Mar).
Nascido em 1933, faleceu no ano de 2006.

Sem comentários: