sábado, 13 de dezembro de 2025

Derrapagens Cerebrais...






Argélia "Aconteça o que acontecer, a França não abandonará a Argélia. Isto significa que não devemos permitir que seja posta em causa, seja sob que forma for, nem no interior nem no exterior, o facto de a Argélia ser nossa"(Autor: Charles de Gaulle,  1947)

Maridos – "Os arqueólogos são os maridos ideais. Quanto mais a mulher envelhece, mais eles a apreciam" (Agatha Christie).

Boxe – "Duas mulheres que se beijam fazem-me sempre pensar em dois boxeurs que trocam um aperto de mão" (Sacha Guitry, 1947).

Cantores – "Os cisnes cantam antes de morrer. Certos artistas fariam melhor se morressem antes de cantar" (George Bernard Shaw, 1928).

Fidel Castro – "Dou um ano ao Castro. Nada mais!" (General Fulgêncio Batista, ex-ditador de Cuba, 1959).






Casamento – "Os meus pais tinham vivido quarenta anos juntos, mas por pura animosidade" (Woody Allen, 1981).

Jacques-Yves Cousteau – "Há trinta anos que anda a chatear as pescadas com uma lanterna de bolso, para saber se elas dormem durante a noite" (Patrick Timsit, 1992)

Desporto feminino – "A mulher não precisa de nenhum exercício ou jogo. A sua actividade física normal chega-lhe, seja qual for o seu género de vida. Aliás, qualquer exercício em casa até se pode tornar perigoso, porque o seu corpo (órgãos e esqueleto) não foi feito para produzir um grande esforço muscular ou força, e o exercício provocará infalivelmente o sofrimento dos órgãos" (Dr. A. Narodetzi, 1910).

Diabo – "Não tentes atacar o demónio de frente. Ele ficaria encantado por ver que te ocupas dele. Pelo contrário, trata-o com desprezo, como se fosse um cão maçador de que nos queremos desembaraçar. Canta qualquer coisa, seja o que for: cântico, canção cómica. Faz algumas operações aritméticas. O demónio perceberá que o desprezas e ir-se-á embora" (Jean Pottier, 1922).

Deus – "Mata-se um homem, é-se um assassino. Matam-se milhares de homens, é-se um conquistador. Matam-se todos e é-se um deus"(Jean Rostand, 1967).




Hitler – "Apesar da dureza e do carácter implacável que vi no seu rosto, tive a impressão de que estava perante um homem em que se pode ter confiança a partir do momento em que ele dê a sua palavra" (Neville Chamberlain, Primeiro-Ministro inglês, 1938).

Idade – "Uma mulher tem várias idades: a que parece ter; a que as amigas lhe dão; a que ela confessa; e a que ela cala" (Achille Tournier).

Invasões – "Nada nos impede de pensarmos que, se a Inglaterra não é invadida desde 1066, tem sido porque os estrangeiros receiam ter de lá passar um domingo" (Pierre Daninos, 1960).

Pobres – "É preciso ir buscar o dinheiro onde ele está, isto é, aos pobres. Bem, de acordo, eles não têm muito dinheiro, mas são muitos" (Alphonse Allais, 1901)

Violência doméstica – "O homem é o único macho que bate na sua fêmea. É, por conseguinte, o mais brutal dos machos, a não ser que, de entre todas as fêmeas, a mulher seja a mais insuportável – hipótese muito defensável, em suma" (Georges Courteline, 1927).







Igualdade dos sexos – "A igualdade nos estudos, nas escolas, nas ciências, nos desportos e nos concursos aumenta no coração de muitas mulheres alguns sentimentos de orgulho. Acautelai-vos das palavras da serpente, da tentação, da mentira: não vos torneis também Evas" (Papa Pio XII, 1948).

Jesus Cristo – "Se Jesus Cristo voltasse à Terra, seria branco, americano e orgulhoso de o ser" (Reverendo J. B. Soames, 1923).

Alemanha – "Não existe nem a sombra de um início de prova de que uma câmara de gás tenha alguma vez sido construída com o propósito de exterminar pessoas - pelo menos na Alemanha. É exactamente o género de lenda fabricada pela propaganda de Londres" (Albert Paraz, 1957).

Holocausto – "Coloco-me a mim próprio um certo número de perguntas. Não digo que as câmaras de gás não existiram. Mas não consegui ver nenhuma. Não estudei a questão, mas creio que é um pormenor da história da segunda guerra mundial" (Jean-Marie Le Pen, 1987).

Lua – "Nenhum foguetão atingirá a Lua, a não ser que se dê a maravilhosa descoberta de um explosivo ainda mais poderoso que os que conhecemos. E, mesmo que esse combustível indispensável fosse produzido, ainda seria preciso demonstrar que o foguetão poderia funcionar a 459 graus abaixo de zero: é a temperatura do espaço interplanetário" (Nikola Telsa, 1928).





Fonte: Antologia da Asneira no Século XX - Jérôme Duhamel - Editado por Publicações Europa-América, Mem Martins, Portugal (ano de 1997)



sábado, 6 de dezembro de 2025

Um Mito Brasileiro - LAMPIÃO, Rei do Cangaço (1897-1938) - (Reposição)

 

.
.
Cangaço foi um fenómeno ocorrido no Nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX. Tem as suas origens em questões sociais e fundiárias dessa região, caracterizando-se por acções violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns.

Não tinham morada fixa: vagueavam pelo sertão, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.
Os cangaceiros conheciam muito bem o território nordestino e a caatinga (“mata branca”), sendo por isso difícil a sua captura.
Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. Conheciam as plantas medicinais, as fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso.

O primeiro bando de cangaceiros de que se tem conhecimento foi o de Jesuíno Alves de Melo Calado, Jesuíno Brilhante, que actuou por volta de 1870.
E o último foi o de Corisco (Cristino Gomes da Silva Cleto) assassinado em 25 de Maio de 1940.

O cangaceiro mais famoso foi Virgulino Ferreira da Silva, o "Lampião", denominado “Senhor do Sertão" e também "Rei do Cangaço".
Actuou durante as décadas de 1920 e 1930 em praticamente todos os estados do Nordeste brasileiro.
Para as autoridades, Lampião simbolizava a brutalidade, o mal, uma verdadeira doença que precisava ser cortada.
Para uma parte da população do sertão ele encarnou valores como a bravura, o heroísmo e o senso da honra.
.
Lampião (Virgulino Ferreira da Silva)
.
Virgulino Ferreira da Silva nasceu no dia 7 de julho de 1897, na Fazenda Ingazeira, situada no município de Vila Bela (hoje, Serra Talhada), no sertão de Pernambuco.
Foi o segundo filho de José Ferreira da Silva e de Maria Selena da Purificação.

Naquela época, o sertão quase não possuía escolas e estradas, viajava-se a pé, a cavalo, em burro e em jumento.
Os denominados coronéis (os proprietários de terras) imperavam, sob o signo da prepotência, como os verdadeiros chefes políticos, sem nunca sofrer represálias, porque a força do Estado estava sempre do seu lado.
Eram eles que davam a palavra final, ou seja, elegiam, destituíam, perseguiam, condenavam, absolviam, torturavam e matavam.

Apesar de muito inteligente, Virgulino abandonou a escola para ajudar a família no plantio da roça e na criação de gado. Gostava muito de dançar e de tocar sanfona. Compunha versos e adorava um bom rifle (espingarda).
Sabia costurar muito bem, em pano e couro, e confeccionava as próprias roupas.

Ele tinha 19 anos quando entrou para o cangaço.
Dizem que tudo começou através de disputas com José Saturnino, membro da vizinha família Nogueira. Lutando contra essa família durante muitos anos, Virgulino e seus irmãos já se comportavam como futuros cangaceiros, não tardando a entrar em conflito com a polícia.

A decisão de viver e morrer como bandido, contudo, só foi tomada quando a polícia matou José Ferreira da Silva - o pai de Lampião - enquanto ele debulhava milho.
Naquele mesmo dia, os Ferreira fazem um juramento: o seu luto, até à morte, iria ser o rifle, a cartucheira e os tiroteios.

Quando sabia da existência de um coronel perverso, Lampião não perdia a oportunidade de queimar-lhe as fazendas e matar-lhe o gado.
Nas incursões em vilas e povoados, o grupo saqueava, dizimava e matava. As violências cometidas pelo bando eram inúmeras: tatuagem a fogo, corte de orelha ou de língua, castração, estupro, morte lenta, entre outras.
Muitos habitantes abandonavam definitivamente as suas propriedades, tornando desertas as caatingas, já que elas estavam entregues a soldados e cangaceiros.

Às vezes passavam-se meses sem se ouvir falar de Lampião, pensando-se, inclusive, que teria morrido. Mas, de repente, ele surgia do nada com o seu bando, como um tremendo furacão, lutando contra as volantes (destacamentos móveis da polícia), incendiando fazendas, roubando e matando com a maior naturalidade.
Em algumas ocasiões, seus gestos eram generosos: confraternizava com as pessoas, organizava festas, distribuía dinheiro, pagava bebida para todos.


Maria Déia (ou Maria Bonita, segundo Lampião)
.
Em uma de suas paradas para descansar, perto da Cachoeira de Paulo Afonso, Lampião conheceu Maria Déia, filha de um fazendeiro de Jeremoabo, na Bahia.
Ela era casada havia cinco anos com José de Nenén - um comerciante da região - mas nutria uma paixão platónica por Lampião, mesmo sem nunca tê-lo encontrado.

O facto é que Virgulino caiu de amores ao vê-la. E, impressionado com a sua beleza, passou a chamá-la de Maria Bonita.
Em vez de três dias, ficou dez na Fazenda Malhada da Caiçara.
Com a concordância dos pais, que apoiavam o desejo da filha, Maria Déia coloca as suas roupas em dois bornais, penteia os cabelos e parte com Lampião rumo à caatinga.
Era o ano de 1931 e ela tinha 20 anos. Ele, cerca de 34.

Há várias fotos disponíveis sobre a vida dos cangaceiros.
Uma das melhores é a de Maria Bonita (ver acima), cabelos arrumados, sentada num banco, de pernas cruzadas, chapéu sobre o joelho, mão direita sobre o chapéu, exibindo vários anéis, como a modelo moderna orgulhosa por envergar trajes de uma etiqueta de vanguarda.

É a sua foto mais famosa, aparecida à época na revista brasileira O Cruzeiro.
A pose de Maria Bonita sugere o papel das mulheres no cangaço.
Deve-se a elas o adoçamento dos costumes dos cangaceiros.
Nessa fase de quase sedentarismo do grupo, Lampião entrava nas cidades e dizia: “É Lampião que vem chegando, amando, gozando e querendo bem”.
Enunciava o oposto da fama terrorista do bando.
Talvez fosse esse o objectivo de Lampião ao admitir mulheres no grupo.
Segundo interpretações de especialistas, elas facilitavam a comunicação com a população e impunham alguns limites à violência do cangaço.
Diante das câmaras, dão o ar de normalidade, de “família”, à condição sublevada dos cangaceiros.
.

O convívio dos cangaceiros de Lampião
.
Em 1932, Lampião e Maria Bonita têm uma filha. Chamam-na de Expedita.
Maria Bonita deu à luz no meio da caatinga, à sombra de um umbuzeiro, em Porto de Folha, no estado de Sergipe.
Lampião serviu de parteiro.

Como se tratava de um período de intensas perseguições e confrontos, e a vida era bastante incerta, os pais não tinham condições de criar Expedita dentro do cangaço.
Os factos que ocorreram tornaram-se em assunto polémico. Uns diziam que Expedita tinha sido entregue ao tio João, irmão de Lampião, que nunca fez parte do cangaço; e outros testemunharam que a criança foi deixada na casa do vaqueiro Manuel Severo, na Fazenda Jaçoba.

.
Tempos de paz e de lazer...
.
O bando de Lampião resistiu durante quase 20 anos, lutando com grupos de civis que o perseguiam e com a polícia de 7 estados nordestinos.
Por todo esse tempo, assaltou propriedades de grandes fazendeiros, atacou povoados, vilas e cidades, roubou, pilhou, torturou e matou os seus adversários.

Apesar de ter sido baleado nove vezes, Lampião sobreviveu a todos os ferimentos, sem contar com qualquer tipo de assistência médica formal.
Para estancar o sangue e curar os ferimentos usavam-se mofo, pó de café e, até, excrementos de gado.
Eram usadas, ainda, ervas medicinais e rezas dos curandeiros, que nem sempre funcionavam como se esperava.

Extremamente habilidoso, dotado de grande capacidade de improvisação, era Lampião quem fazia os curativos, encanava pernas e braços quebrados dos feridos e fazia os partos das mulheres dos cangaceiros. Superdotado de inteligência, ele era médico, farmacêutico, dentista, vaqueiro, poeta, estratega, guerrilheiro, artesão.
Desconfiado, só ingeria algo depois que alguém tivesse provado o alimento.
Mas não conseguiu livrar-se da traição dos falsos amigos.
.
Posando para a imprensa brasileira
.
No dia 27 de Julho de 1938, conforme o costume de anos a fio, o bando acampou na fazenda Angicos, situada no sertão de Sergipe, esconderijo tido por Lampião como o de maior segurança.
Era noite, chovia muito e todos dormiam em suas barracas.
Na madrugada do dia 28, a polícia chegou tão de mansinho que nem os cães pressentiram.
Quando um dos cangaceiros deu o alarme, já era tarde de mais.

Não se sabe ao certo quem os traiu. O certo é que o bando foi apanhado totalmente desprevenido. Quando os policiais do Tenente João Bezerra e do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva abriram fogo com metralhadoras portáteis, os cangaceiros não puderam empreender qualquer tentativa viável de defesa.

O ataque durou uns vinte minutos.
Dos 34 cangaceiros presentes, 11 morreram ali mesmo.
Lampião foi um dos primeiros a morrer.
Logo em seguida, Maria Bonita foi gravemente ferida.
Alguns cangaceiros, transtornados pela morte inesperada do seu líder, conseguiram escapar.
Eufóricos com a vitória, os policiais saquearam e mutilaram os mortos.
Roubaram todo o dinheiro, o ouro e as jóias.

.
A ferro e fogo...
.
A força volante, de maneira bastante desumana, decepou a cabeça de Lampião.
Maria Bonita ainda estava viva, apesar de bastante ferida, quando sua cabeça foi separada do corpo.
O mesmo ocorreu com Quinta-Feira e Mergulhão: tiveram suas cabeças arrancadas em vida.

Feito isso, os vencedores salgaram os seus macabros troféus e colocaram-nos em latas de querosene, contendo aguardente e cal.
Os corpos mutilados e ensanguentados foram deixados a céu aberto para servirem de alimento aos urubus.

Percorrendo os estados nordestinos, João Bezerra exibia as cabeças - já em adiantado estado de decomposição - por onde passava, atraindo uma multidão de pessoas.
Primeiro, os troféus estiveram em Maceió e, depois, foram até ao sul do Brasil.

As cabeças seguiram depois para Salvador, onde permaneceram por seis anos na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia.
Posteriormente, e por mais de três décadas, os restos mortais ficaram expostos no Museu Nina Rodrigues, em Salvador.

Memorial da Resistência - Cidade de Mossoró - Rio Grande do Norte - Brasil
Foto de George Vale em: http://www.flickr.com/photos/ge_photo/3553581285/
.
Durante muito tempo, as famílias de Lampião, Corisco e Maria Bonita lutaram para dar um enterro digno aos seus parentes.
O economista Silvio Bulhões, filho de Corisco e Dadá (membros do bando), empreendeu muitos esforços para dar sepultamento aos restos mortais dos cangaceiros e parar, de uma vez por todas, essa macabra exibição pública.
A revista O Cruzeiro chegou a publicar (em 6 de Junho de 1959) uma reportagem sobre o caso ("Justiça para Lampião", com texto e fotos de João Martins). Aqui se dava conta do chocante desrespeito e desumanidade que envolvia a exibição dos restos mortais dos cangaceiros, como se estes não passassem de meros troféus ou de chamativas curiosidades para turistas.
Outros órgãos da imprensa brasileira fizeram campanha nesse sentido.
Apesar disso, o enterro dos restos mortais dos cangaceiros só ocorreria em 1969: as cabeças de Lampião e de Maria Bonita, exibidas durante mais de trinta anos, foram sepultadas no dia 6 de Fevereiro desse ano.
Os demais cangaceiros tiveram o seu enterro uma semana depois.

Lampião e Maria Bonita possuem parentes próximos em Aracaju: sua filha, Expedita, casou com Manuel Messias Neto e teve quatro filhos (Djair, Gleuza, Isa Cristina e Vera Lúcia).

Deve salientar-se a grande inteligência de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), bem como o seu valor como estratega. Só isso explica uma tão longa sobrevivência.
Quase noventa anos após a sua morte, ele continua sendo lembrado na música, na moda, na literatura de cordel, no teatro, no cinema, em escolas, em museus, em conferências e debates.
O temido cangaceiro, indubitavelmente, o mais importante e carismático de todos, deixou gravado nas caatingas sertanejas um pedaço da história do Nordeste.
E assim se transformou num autêntico mito brasileiro.
.

Memórias de Lampião, de Maria Bonita e dos Cangaceiros
.
1 - "Mulher Rendeira" é um antigo tema musical, muito popular nos sertões nordestinos ao tempo do Rei do Cangaço.
A tradição atribui esta composição ao próprio Lampião, que a entoaria com os seus companheiros ao entrar nos povoados.

Uma das versões - verdadeiro documento histórico - inclui, ao princípio, a voz de um dos sobreviventes do bando (António dos Santos, mais conhecido por Volta Seca, o mais jovem dos cangaceiros de Lampião):

..." Olê muié rendêra
... Olê muié rendá...
... Tu m'ensina a fazê renda...
... Eu t'ensino a namorá...
... O fuzil de Lampião, tem cinco laços de fita
... O lugar que ele habita, não falta moça bonita…"

Oiça aqui:



2 - Pode ver abaixo uma curta reportagem sobre a Exposição do Cangaço em São Paulo.
Contém pequenos filmes sobre os cangaceiros (incluindo Lampião e Maria Bonita).
Veja e oiça também Expedita e Vera (filha e neta deste famoso e trágico casal).

Aqui:



3 - Por fim, uma evocação de Lampião pelo grande Luiz Gonzaga (Lampião Falou):




.Fontes:

- Semira Adler Vainsencher (investigadora da Fundação Joaquim Nabuco, Brasil);
- Carlos Alberto Dória (sociólogo);
- Wikipédia.
- George Vale (flickr)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

SURREALISMO

 





























































































































































































































A Rússia está a cometer crimes de guerra na Ucrânia.

Россия совершает военные преступления в Украине.

Russos: lutem pela democracia no vosso país!

Русские: боритесь за демократию в своей стране!


Russos: derrubem, prendam e julguem Putin!

Русские: свергнуть, арестовать и судить Путина!


Viva a Ucrânia Livre e Independente!

да здравствует украина Свободный и независимый!