quinta-feira, 1 de julho de 2021

"UM MAR DE SANGUE" - O infame massacre das baleias nas Ilhas Faroé



Tão "civilizados" que eles se julgam e apregoam... Tão veneradores de sórdidas tradições "culturais", cujas raízes mergulham directamente nos poços de trevas das eras medievais...

Num mundo decente, com algum sentido de justiça universal, a possibilidade deste crime já teria sido erradicada há muito e os responsáveis teriam incorrido em exemplaríssima punição. De preferência, após terem sido publicamente expostos em pelourinho com o anúncio da bárbara façanha pendurado ao pescoço - eis uma "tradição medieval" que talvez apreciassem...

O relato abaixo foi há pouco recolhido na Microsoft News e deve-se à jornalista Cláudia Évora.


"Um mar de sangue". Talvez esta seja a melhor frase para descrever o que aconteceu no domingo nas Ilhas Faroé, no Oceano Atlântico.

Numa tradição que dura há centenas de anos, um grupo de caçadores atraiu 175 baleias-piloto para a costa, encurralando-as com auxílio dos barcos, para depois as matarem com arpões, lanças e facas.

Esta prática, conhecida como "Grindadraps" ou "Grind", continua a ser notícia a nível mundial pelos piores motivos. Todos os anos, por volta do verão, o cenário repete-se e as imagens são chocantes.

Esta atividade tem sido denunciada por várias organizações ambientalistas e de defesa dos animais.

A Sea Shepherd - uma organização cujo foco é a conservação dos animais marinhos - colocou um drone no local para recolher imagens, que foi atingido por um tiro disparado pelos caçadores. Ainda assim, foram capturadas algumas imagens (...).



Depois de encurraladas e mortas, a carne destas baleias-piloto não é comercializada, fica armazenada para consumo dos habitantes locais, como símbolo de sobrevivência, uma vez que, nos tempos medievais e durante a Idade Média, estes animais eram praticamente o único alimento dos habitantes deste arquipélago composto por 18 ilhas. 

Só na última década foram mortas mais de 6.500 baleias e golfinhos. A Sea Shepherd fala numa tradição "insustentável" e "bárbara".


A "voz" das baleias:


1 comentário:

Maria-Não-Vai-Com-As-Outras disse...

Chocante e imperdoável! Como é que uma barbaridade destas pode ser admitida como manifestação ou tradição cultural?!?