quarta-feira, 7 de abril de 2021

A Grande Música Portuguesa - Marta Pereira da Costa ("Fado Lopes")

 

(Que não se poupem elogios a tão luminoso talento...)

Marta Pereira da Costa

Marta Pereira da Costa, nascida em 1982, é uma das raríssimas executantes de guitarra portuguesa no mundo. Neste âmbito, o predomínio masculino tem sido praticamente absoluto.

Habilitada com um curso de Engenharia Civil desde 2005, Marta passou por um gabinete de projectos e dedicou-se à investigação no conceituado Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. A vocação e o apelo da música foram todavia mais fortes, e foi neste campo que se profissionalizou como extraordinária executante de guitarra.

Só o treino intenso e uma infinita dedicação podem explicar os seus desempenhos de excepção, colocando-a (pelo menos) a par dos grandes mestres referenciados no país. Marta toca com sensibilidade e com alma. E, também, com algum sofrimento: no fim das exibições doem-lhe as mãos e os dedos, submetidos a rudes e incontornáveis trabalhos. Mas é um tributo que ela paga gostosamente à excelência da sua música...

Mãe de dois gémeos (a Constança e o Vicente), ela própria confidenciou um dia: 

Toco todas as noites três horas, depois de um dia inteiro de trabalho, de aulas de piano, de estar com os meus filhos e de os pôr a dormir. Quando chego ao fim do dia tenho de fazer um esforço para começar a tocar, mas depois acabo por me esquecer do cansaço e nem dou pelas horas. Às vezes até toco de manhã antes de ir trabalhar; e nos fins-de-semana toco para a família.



O primeiro vídeo abaixo, recolhido em Junho de 2013 no Teatro Tivoli (Lisboa), constitui logo uma expressiva ilustração do virtuosismo de Marta, demonstrando a que níveis musicais se pode chegar com uma guitarra portuguesa superiormente tocada.
O mesmo acontece, naturalmente, nos dois vídeos seguintes, em que a artista toca o mesmo tema com diferentes enquadramentos e acompanhantes.

O Fado Lopes é de dificílima execução, constituindo verdadeira prova de fogo para quem se aventure a abordá-lo.

Abrindo lenta e nostálgica durante pouco mais de um minuto, a peça logo evolui para originais e surpreendentes variações rítmicas e para um frenesi de sonoridades só possíveis de produzir por quem, como Marta Pereira da Costa, possua apurada sensibilidade, uma fabulosa agilidade de mãos e um superlativo talento ao seu dispor.

De realçar, também, os excelentes acompanhamentos da artista. No primeiro vídeo são de Pedro Pinhal (viola de fado) e de Frederico Gato (baixo acústico).

A música é de José Lopes e o arranjo de Alcino Frazão.

Fado Lopes (1):
(Para ampliar as imagens, accione os vídeos
e clique no quadrado do canto inferior direito)


Em Março de 2014, no Auditório Sr.ª da Boa Nova (Estoril), Marta Pereira da Costa regressou ao tema, então acompanhada por Ricardo Mendes (violino), Pedro Pinhal (viola de fado) e Jorge Carreiro (contrabaixo).

Fado Lopes (2):


Ainda em 2014 (Outubro), Marta interpretou em Coimbra, num registo muito diferente - mas com idêntica qualidade -, a peça musical em causa, dessa vez integrada na Orquestra Clássica do Centro.

O maestro foi D. W. Lloyd, que fez, com este fado, um belíssimo trabalho de orquestração e condução.

O violino solo esteve a cargo de Pedro Carvalho.

Fado Lopes (3):



Marta Pereira da Costa
num bairro "fadista" da velha Lisboa.
Ela faz parte do muito - e do melhor - que Portugal tem
para oferecer aos seus e ao mundo.


5 comentários:

A. Mendes disse...


Que grande guitarrista! Que grandes acompanhantes! Portugal no seu melhor, de facto!

Anónimo disse...


Esta música, e a forma como Marta a interpreta, refletem maravilhosamente a alma portuguesa...

Vanderley disse...


Sou brasileiro e também adoro ouvir a moça tocando... Virtuosismo, simplicidade e beleza.

L. M. V. disse...


Extraordinária composição em três versões. Muito bom o diálogo que a guitarrista, Marta, estabelece com os violinistas na 2ª e na 3ª versões (Ricardo Mendes e Pedro Carvalho, salvo erro). A intervenção do baixo acústico (Frederico Gato?) a partir de 3:06 no primeiro vídeo é de enorme qualidade. Também o maestro D. Lloyd está de parabéns pelo estupendo arranjo orquestral que arquitetou no terceiro vídeo. Quanto à formosa e exímia Marta Pereira da Costa, sinto que é de outro planeta. Muito, muito bem!

A. Mendes disse...


Não sei definir o que é a "alma portuguesa", mas "sinto-a" por inteiro nas maravilhosas interpretações de Marta Pereira da Costa...