segunda-feira, 5 de abril de 2021

AGAFYA KORZUN toca magistralmente Chopin (RÚSSIA)


(Uma menina prodigiosa tocando Chopin - Como do piano se passa às pistas de gelo e, daí, a uma cidade polaca feita em cacos na 2.ª Guerra Mundial, com um judeu foragido a ser salvo, também ao piano, por um oficial alemão compassivo...)


Agafya Korzun

Quando interpretou a peça musical do vídeo seguinte (Nocturno n.º 20, de Chopin), Agafya Korzun contava sete anos de idade. Hoje, tem nove. 

Este pequeno/grande prodígio começou a ter lições de música aos 3 anos. Aos 4 conseguiu entrar para a Escola Superior de Música do Conservatório Tchaikovsky (Moscovo).
Aos 5 anos gravou o primeiro álbum e, daí em diante, tem recebido uma chuva de prémios pelos seus desempenhos.

Nocturno n.º 20 (Chopin)
(Agafya Korzun):


Para além do piano clássico, a menina Agafya adora pintar e jogar xadrez. Não se satisfazendo com isso, trata de se dedicar à patinagem artística num clube de Moscovo (o CSKA), com a notável desenvoltura que se pode testemunhar abaixo:



O Nocturno n.º 20, de Chopin, fez-nos lembrar um filme de Roman Polanski, O Pianista, passado durante a Segunda Guerra Mundial. Conta a história verídica de um famoso pianista clássico polaco, Wladyslaw Szpilman (interpretado por Adrien Brody).

Por ser judeu, Szpilman foi alvo da perseguição dos nazis. Com toda a família arrastada para campos de concentração, ele consegue fugir do gueto de Varsóvia, encetando a partir daí uma desesperada luta pela sobrevivência. Doente e enregelado, passa fome e sofre cruéis humilhações.

Um dia, escondido numa casa arruinada de Varsóvia, é casualmente descoberto por um oficial do Exército Alemão, Wilm Hosenfeld (interpretado por Thomas Kretschmann). Quando Szpilman o informa de que fora, antes da guerra, um pianista profissional, Hosenfeld pede-lhe que toque qualquer coisa no piano miraculosamente preservado na casa. E o fugitivo oferece-lhe, exactamente, o Nocturno n.º 20 de Chopin.

A partir daí, e até à retirada de Varsóvia das tropas invasoras de Hitler, o oficial alemão protegerá o fugitivo judeu, mantendo segredo sobre o seu esconderijo e levando-lhe pacotes de comida que lhe permitirão sobreviver e regressar à sua actividade artística após o fim da guerra.

Tudo isto foi narrado pelo pianista na sua autobiografia.

O vídeo seguinte reproduz o momento em que Hosenfeld encontra Szpilman na casa-esconderijo e o ouve interpretar a peça referida...

Nocturno n.º 20 (Chopin)
(Cenas do filme O Pianista)

... e o oficial alemão oferece comida e salvação
ao judeu Szpilman:




Sem comentários: