quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

SURREALISMO (1)




O surrealismo foi um movimento artístico de vanguarda com origem em Paris na década de 1920.

O poeta e crítico André Breton (1896-1966) foi o principal líder e mentor deste movimento. Em 1924 lançou em Paris o Manifesto Surrealista, em que definia o novo modo de assumir a expressão artística - verbalmente, por escrito ou sob qualquer outra forma. 

A manifestação surrealista afirmava o papel do inconsciente na actividade criativa. Um dos seus objectivos era combater uma arte que, segundo os seguidores, estava a ser desvirtuada e destruída pelo materialismo e pelo racionalismo.

O surrealismo não se reduz às artes plásticas, como a pintura, mas influencia igualmente a literatura, o cinema, o teatro e a escultura. Deve manifestar-se segundo o pensamento livre, abster-se de todas as limitações ou controlos exercidos pela razão e - talvez o mais importante - recusar qualquer preocupação estética ou moral.

Assim, ao livre pensamento corresponde a espontaneidade da manifestação artística, a criação de realidades paralelas, a concepção de cenas irreais e a valorização do inconsciente.

O artista deixa-se conduzir pelo impulso fantasista, expressando tudo o que lhe vier à mente, sem preocupações de lógica. Usará o potencial do subconsciente e dos sonhos para criar imagens fantásticas, numa espécie de fusão entre o imaginário e o real  - ou seja, uma surrealidade.




































































































































































Vídeo:
Sonhos de Salvador Dali:


Sem comentários: