segunda-feira, 6 de abril de 2020

Velha Poesia Árabe na Península Ibérica - "Ela"



Quando a encontro
agrada-me a conversa,
e sobe até mim

um delicioso olor de âmbar.

Se ela fala,
não atendo aos que estão ao meu lado
e escuto apenas as suas palavras
agradáveis e graciosas.


Ainda que estivesse
com o Príncipe dos Crentes,
não me afastaria da minha amada

em atenção a ele.

Se me vejo forçado
a partir do seu lado,
não paro de olhar para trás
e caminho como uma criatura ferida.

Mesmo que o meu corpo se distancie,
os meus olhos quedam presos a ela,
como os do náufrago perdido nas ondas,

contemplando a beira-mar.

Quando penso que estou longe dela,
sinto que me afogo
como se respirasse
a poeira requeimada de sol.

Se me dizem que é possível subir ao céu,
eu digo que sim
e que sei
onde está a escada.


……...

Autor: Ibn Hazm de Córdoba
Nasceu no ano de 994 e faleceu em1064.
Extraído de El Collar de la Paloma:


Sem comentários: