sábado, 24 de janeiro de 2009

O Cavalo do Rei D. João IV de Portugal

Reprodução do estudo de um cavalo em bronze, da autoria de Francisco Franco (1885-1955).

O original do estudo (bronze) tem 70x70 cm e a sua reprodução, em resina sintética (foto acima), mede 33x32 cm.
A obra inclui-se no património do Museu José Malhoa, Caldas da Rainha, Portugal, e a sua reprodução está disponível para venda ao público.

O estudo de Francisco Franco destinou-se à estátua equestre do Rei D. João IV de Portugal, situada na praça fronteira ao Paço Ducal de Vila Viçosa (Alentejo, Portugal). A inauguração ocorreu em Dezembro de 1943.

 
D. João IV (n. 19 de Março de 16o4 - f. 6 de Novembro de 1656), era filho do 7.º duque de Bragança, D. Teodósio, e da duquesa D. Ana Velasco. Herdou o senhorio da casa ducal por morte do pai (1630).
Foi ele, a partir de 1640, o primeiro monarca da 4.ª dinastia portuguesa, quando, na sequência do movimento revolucionário de 1 de Dezembro desse ano, Portugal se libertou de um longo domínio espanhol de sessenta anos.

No seu testamento, datado de 2 de Novembro de 1656, deixou D. João IV as seguintes palavras:

"tenho por conveniente declarar [...] que me resolvi a restituir-me a esta Coroa, sem nenhum respeito particular da minha pessoa, senão por livrar os Reinos que me pertencem das misérias que lhes via padecer em estranha sujeição, e por entender era obrigado a isso por minha consciência, sujeitando-me por esta causa a vida e trabalhos...".

(1.ª foto - Museu José Malhoa; 2.ª foto - Arquivos da Torre; 3.ª foto - asviagensdotiago; 4.ª e 5.ª fotos - Dias dos Reis).

Sem comentários: