sábado, 11 de setembro de 2021

"Hidden Figures" ("Elementos Secretos") - Os preconceitos da cor da pele nos corredores da NASA de há 60 anos...

 


Hidden Figures (em Portugal: Elementos Secretos; no Brasil: Estrelas Além do Tempo) é um filme norte-americano de 2016 baseado em factos verídicos. Nele se testemunha a gloriosa mas dramática experiência profissional, na NASA de há cerca de sessenta anos, das mulheres negras e mestiças pertencentes - graças às suas habilitações académicas (engenharia, física, matemática) - aos quadros especializados daquele organismo.

No início da década de 1960, em plena Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética disputavam a supremacia na corrida espacial. A sociedade americana achava-se mergulhada numa profunda crise racial, onde negros e brancos conviviam (?), em inúmeras situações, num odioso e humilhante "apartheid", o qual se estendia aos próprios corredores da NASA. Aqui, as especialistas negras e mestiças, tão ou mais competentes do que muitos dos seus colegas brancos, viam-se forçadas a trabalhar separadas destes e eram alvo de frequentes discriminações.

O filme aborda, principalmente, a extraordinária carreira de Katherine Johnson, recentemente falecida, aos 101 anos, e cuja vida vale a pena conhecer melhor (ver aqui).

Katherine (magistralmente interpretada por Taraji P. Henson) coexistia, nesses dias de difícil afirmação profissional e de penosa ascensão na hierarquia da NASA, com as suas amigas, também especialistas,  Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe).

De salientar, para além das anteriores, as excelentes interpretações de Kevin Costner e de Kirsten Dunst. E, igualmente, a de Mahershla Ali (que vimos aqui), no papel de Jim Johnson, o marido de Katherine.



Katherine Johnson trabalhando na NASA (1966).
Em baixo: condecorada, em 2015, pelo Presidente Barack Obama.



Trailer do filme
Hidden Figures


Sem comentários: