sábado, 5 de junho de 2021

Aconteceu, exactamente, há um século: Charles Chaplin e Jackie Coogan num filme inesquecível - "The Kid" (O Garoto) (1921)

 


Nesta película muda de Fevereiro de 1921, Charles Chaplin é Charlot (Carlitos, no Brasil). Jackie Coogan, então com apenas seis anos de idade, é The Kid (O Garoto), tornando-se a partir desse papel uma famosíssima "estrela" infantil da 7.ª Arte. 

Coogan nasceu em Los Ângeles, Califórnia, EUA, em 26 de Outubro de 1914. Após a estreia e o retumbante sucesso de O Garoto, a sua imagem foi exaustivamente explorada numa diversidade de produtos comerciais (bonecos, discos, manteiga de amendoim e estatuetas, entre outros). O corte de cabelo e o velho macacão que exibiu no filme tornaram-se referências da moda e foram amplamente imitados.



Transformado em vedeta internacional, o pequeno Jackie visitou diversos países e foi acolhido em toda a parte por multidões encantadas e rendidas ao seu talento.

Com efeito, o seu trabalho em O Garoto é espantoso. Aos seis anos de idade, num filme mudo, o seu à-vontade, a sua capacidade de comunicação emocional e a sua comovente expressividade colocaram-no, sem favor, a par da genialidade de Chaplin.

Jackie Coogan saiu desse filme para uma sólida e bem sucedida carreira, em que ganharia dezenas de milhões de dólares. Mas, enquanto criança, foi prejudicado pela conduta abusiva da mãe e do padrasto, que dissiparam a sua fortuna em despesas extravagantes, como casacos de peles, automóveis e diamantes. Quando, já adulto, os processou, recuperou somente  uma ínfima parte daquilo que lhe pertencera.


   

Jackie Coogan viveu então uma fase de dificuldades financeiras, e foi Charles Chaplin quem lhe valeu com um auxílio generoso. Mas a batalha legal que travara para reaver um pouco do que fora seu chamou a atenção das autoridades para a situação dos actores infantis, frequentemente vítimas de abusos e extorsões. Isso conduziria à promulgação da California Child Actor's Bill, que ficou também conhecida como Coogan Bill ou Coogan Act.

De acordo com a nova legislação, os empregadores dessas crianças foram obrigados a reservar 15% dos respectivos ganhos para um fundo protegido, sendo ainda contempladas situações como a escolaridade, a duração das jornadas de trabalho e as folgas obrigatórias dos pequenos actores.

Coogan apareceria, fisicamente irreconhecível, numa famosa série da década de 1960 (A Família Addams, em que desempenhou o papel  do tio Fester), após o que continuou em actividade, sobretudo na TV, até anunciar o fim da carreira em Fevereiro de 1974.

Morreria a 1 de Março de 1984, de paragem cardíaca, num hospital de Santa Mónica (Califórnia). Tinha  69 anos de idade.



 
No filme O Garoto conta-se a história de uma criança abandonada, ainda bebé, por sua mãe e casualmente recolhida e criada por um vagabundo sem eira nem beira (Charlot) que, abrigado num sótão, sobrevive de expedientes.

A criança cresce com o seu protector e entre ambos desenvolve-se uma afectuosa ligação de pai-filho e uma cumplicidade sempre fortalecida em mil peripécias de rua. O filme possui momentos de tocante sensibilidade, que culminam com o reencontro da mãe com o seu filho...

O Garoto (The Kid)
"Trabalhando nas Ruas" 
(Ou: "Os Vidraceiros")


O Garoto (The Kid)
(Completo)



Sem comentários: