quarta-feira, 17 de março de 2021

A espantosa "Dança das Mil Mãos" (China)

 


No vídeo abaixo, apresento-lhe A Dança das Mil Mãos, também chamada Guanyin de Mil Mãos e Mil Olhos.

Segundo as crenças budistas, Guanyin é a divindade, benfazeja, da Misericórdia e da Compaixão. É dotada de mil mãos. Nas palmas dessas mãos situam-se outros tantos olhos (confirme na foto acima).

Os olhos da divindade observam tudo o que se passa no mundo, enquanto as suas mil mãos se destinam a proteger todos os que nele sofrem e pedem auxílio.




A criação da imagem de um Buda de mil mãos, esculpida em pedra, data de há mais de mil anos, nas dinastias Tang e Song, na China (imagem anterior).

Em 2015, após um processo técnico que demorou cerca de oito anos, as autoridades chinesas concluíram a restauração de uma estátua do Buda de Mil Mãos em Chongqing, distrito de Dazu, no sudoeste da China.

A obra, aberta a visitas do público, é considerada património artístico mundial.


Zhang Jigang


A Dança das Mil Mãos inspira-se exactamente nesta simbologia budista.

Foi idealizada e posta em prática pelo famoso coreógrafo Zhang Jigang, um dos realizadores artísticos mais renomados da China. Ele é, também, tenente-general do Exército Popular de Libertação.

Zhang, mundialmente conhecido pelas suas muitas e valiosas produções artísticas, co-dirigiu e coreografou a inesquecível cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing (Pequim) em 2008.




A Dança das Mil Mãos, a que vão assistir neste vídeoé maravilhosamente interpretada pelo Grupo Artístico de Portadores de Deficiência da China.

Trata-se de 21 jovens, de ambos os sexos, que têm a particularidade de serem todos surdos.

O espantoso resultado de coordenação e sincronismo que eles alcançam, num espectáculo de indescritível beleza (por vezes quase hipnótica!), só se tornou possível após muitos anos de treino e sacrifício dos participantes.

Para conseguirem tal sucesso, os artistas apenas dispõem, para se guiar, dos sinais dos orientadores posicionados em vários pontos do palco.

São seis minutos de puro deleite!


Dança das Mil Mãos
(para ampliar a imagem, accione o vídeo e clique
no quadrado do canto inferior direito):




Sem comentários: