terça-feira, 9 de outubro de 2007

Lugares da Península - Muralha Urbana de Ávila (Espanha - Comunidade de Castilla y León)



Ávila es una ciudad española, en la Comunidad Autónoma de Castilla y León, capital de la provincia homónima.
Ávila de los Caballeros es un título honorífico de la ciudad. Otro, es Ávila del Rey, y aún otro Ávila de los leales.
Todas están presentes en la bandera de la ciudad.
La ciudad se caracteriza especialmente por tener una muralla medieval completa, románica.

También es una de las ciudades con mayor número de iglesias (románicas y góticas) en relación al número de sus habitantes (Wikipédia)



Rodeada de muralhas medievais ainda intactas, Ávila é a capital de província mais alta de Espanha e também a que sofre um Inverno mais cruel.
As muralhas do século XI têm mais de 2000 metros de extensão e são pontuadas por 88 torres cilíndricas; a secção do lado leste forma a ábside da Catedral, com um exterior invulgar de fortaleza e o interior a exibir uma mistura dos estilos românico e gótico.

Outro monumento românico digno de nota é a igreja de San Vicente, de belo campanário ornamentado.
Muitos dos templos religiosos da cidade estão associados a Santa Teresa de Ávila, como é o caso do Convento de Santa Teresa, construído no local da casa em que nasceu, ou do Monasterio de la Encarnación, onde viveu 27 anos.


 

Outro mosteiro que merece uma visita é o Real Monasterio de Santo Tomás, construído por encomenda dos Reis Católicos e concluído em 1492; com três belos claustros interligados, inclui também um museu de arte sacra.

Ávila é um bom ponto de partida para o visitante explorar a Sierra de Gredos, a cordilheira a oeste de Madrid que abriga uma fauna abundante, nomeadamente um grande número de cabritos-monteses e de aves de rapina.

O esqui, a caça, a pesca ou os passeios a pé são as principais atracções desta região montanhosa, mas há também pequenas aldeias típicas e castelos como o de Mombeltrán (século XIV) ou o Castillo de la Triste Condesa (século XV), na localidade de Arenas de San Pedro.

Outros pontos de interesse são as grutas de Cuevas de Águila e as quatro grandes estátuas de pedra, semelhantes a touros, de Toros de Guisando, provavelmente de origem celta.

Sem comentários: