quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Derramezinhos Cerebrais...






Argélia – "Aconteça o que acontecer, a França não abandonará a Argélia. Isto significa que não devemos permitir que seja posta em causa, seja sob que forma for, nem no interior nem no exterior, o facto de a Argélia ser nossa"(Autor: Charles de Gaulle, 1947).

Maridos – "Os arqueólogos são os maridos ideais. Quanto mais a mulher envelhece, mais eles a apreciam" (Agatha Christie).

Boxe – "Duas mulheres que se beijam fazem-me sempre pensar em dois boxeurs que trocam um aperto de mão" (Sacha Guitry, 1947).

Cantores – "Os cisnes cantam antes de morrer. Certos artistas fariam melhor se morressem antes de cantar" (George Bernard Shaw, 1928).

Fidel Castro – "Dou um ano ao Castro. Nada mais!" (General Fulgêncio Batista, ex-ditador de Cuba, 1959).






Casamento – "Os meus pais tinham vivido quarenta anos juntos, mas por pura animosidade" (Woody Allen, 1981).

Jacques-Yves Cousteau – "Há trinta anos que anda a chatear as pescadas com uma lanterna de bolso, para saber se elas dormem durante a noite" (Patrick Timsit, 1992)

Desporto feminino – "A mulher não precisa de nenhum exercício ou jogo. A sua actividade física normal chega-lhe, seja qual for o seu género de vida. Aliás, qualquer exercício em casa até se pode tornar perigoso, porque o seu corpo (órgãos e esqueleto) não foi feito para produzir um grande esforço muscular ou força, e o exercício provocará infalivelmente o sofrimento dos órgãos" (Dr. A. Narodetzi, 1910).

Diabo – "Não tentes atacar o demónio de frente. Ele ficaria encantado por ver que te ocupas dele. Pelo contrário, trata-o com desprezo, como se fosse um cão maçador de que nos queremos desembaraçar. Canta qualquer coisa, seja o que for: cântico, canção cómica. Faz algumas operações aritméticas. O demónio perceberá que o desprezas e ir-se-á embora" (Jean Pottier, 1922).

Deus – "Mata-se um homem, é-se um assassino. Matam-se milhares de homens, é-se um conquistador. Matam-se todos e é-se um deus"(Jean Rostand, 1967).




Hitler – "Apesar da dureza e do carácter implacável que vi no seu rosto, tive a impressão de que estava perante um homem em que se pode ter confiança a partir do momento em que ele dê a sua palavra" (Neville Chamberlain, Primeiro-Ministro inglês, 1938).

Idade – "Uma mulher tem várias idades: a que parece ter; a que as amigas lhe dão; a que ela confessa; e a que ela cala" (Achille Tournier).

Invasões – "Nada nos impede de pensarmos que, se a Inglaterra não é invadida desde 1066, tem sido porque os estrangeiros receiam ter de lá passar um domingo" (Pierre Daninos, 1960).

Pobres – "É preciso ir buscar o dinheiro onde ele está, isto é, aos pobres. Bem, de acordo, eles não têm muito dinheiro, mas são muitos" (Alphonse Allais, 1901)

Violência doméstica – "O homem é o único macho que bate na sua fêmea. É, por conseguinte, o mais brutal dos machos, a não ser que, de entre todas as fêmeas, a mulher seja a mais insuportável – hipótese muito defensável, em suma" (Georges Courteline, 1927).







Igualdade dos sexos – "A igualdade nos estudos, nas escolas, nas ciências, nos desportos e nos concursos aumenta no coração de muitas mulheres alguns sentimentos de orgulho. Acautelai-vos das palavras da serpente, da tentação, da mentira: não vos torneis também Evas" (Papa Pio XII, 1948).

Jesus Cristo – "Se Jesus Cristo voltasse à Terra, seria branco, americano e orgulhoso de o ser" (Reverendo J. B. Soames, 1923).

Alemanha – "Não existe nem a sombra de um início de prova de que uma câmara de gás tenha alguma vez sido construída com o propósito de exterminar pessoas - pelo menos na Alemanha. É exactamente o género de lenda fabricada pela propaganda de Londres" (Albert Paraz, 1957).

Holocausto – "Coloco-me a mim próprio um certo número de perguntas. Não digo que as câmaras de gás não existiram. Mas não consegui ver nenhuma. Não estudei a questão, mas creio que é um pormenor da história da segunda guerra mundial" (Jean-Marie Le Pen, 1987).

Lua – "Nenhum foguetão atingirá a Lua, a não ser que se dê a maravilhosa descoberta de um explosivo ainda mais poderoso que os que conhecemos. E, mesmo que esse combustível indispensável fosse produzido, ainda seria preciso demonstrar que o foguetão poderia funcionar a 459 graus abaixo de zero: é a temperatura do espaço interplanetário" (Nikola Telsa, 1928).





Fonte: Antologia da Asneira no Século XX - Jérôme Duhamel - Editado por Publicações Europa-América, Mem Martins, Portugal (ano de 1997)



Sem comentários: