segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Músicas dos Andes - Grupo INTI ILLIMANI





  (1) Dolencias
Duélete de mis dolencias
si algún día me has querido y enséñame a ser feliz porque infeliz yo he nacido.


Inti Illimani é um conjunto musical chileno formado em 1967. Integrado no movimento Nueva Canción Chilena, tornou-se num dos grupos sul-americanos mais conhecidos internacionalmente.
Foi de início composto por estudantes da Universidade Técnica do Chile envolvidos nas lutas por reformas políticas e sociais do final da década de 1960 e começo da década seguinte.

Realizaram diversas apresentações ao vivo, dentro e fora do Chile, antes da primeira gravação em estúdio.

(2) Papel de Plata
Papel de plata quisiera plumita de oro tuviera para escribir una carta a mi negra más querida Ay, palomita, ay, corazoncito, hasta cuándo estaré yo sufriendo.

Na época do Golpe de Estado de 1973 (aqui), os Inti Illimani achavam-se em digressão pela Europa e não puderam retornar ao Chile, razão por que iniciaram longo exílio em Itália.
Empenharam-se nas campanhas que visavam o retorno da democracia ao Chile, tendo entretanto regravado diversas canções.

O primeiro disco no exílio foi: "Viva Chile!", de Outubro de 1973, que incluía canções como: "La fiesta de San Benito", "Rin del angelito", "Canción del poder popular" e "Venceremos".

Retornaram do exílio em Setembro 1988. Foram saudados por milhares de chilenos no caminho entre o aeroporto e Santiago, e, numa apresentação conjunta com o Grupo Illapu, reuniram milhares de pessoas em La  Bandera.

(3) Sicuriadas

(4) Tinku

Sem comentários: