A "coisa", pelo que se vê acima, vem já do tempo do descobrimento do Brasil.
E parece ter resultado de um negócio feito por "seu" Cabral…
|
Transcrição de uma notícia do Jornal i (Lisboa - Portugal):
"A política brasileira está ao rubro e as piadas sobre portugueses já ganham destaque na campanha pró-Bolsonaro.
Com um Executivo debilitado depois de, nas últimas semanas, ter sido demitido Luiz Henrique Mandetta, que estava à frente da pasta da Saúde, e de o ex-juiz Sérgio Moro ter batido com a porta do Ministério da Justiça, Jair Bolsonaro tem tentado de tudo para segurar o Governo e deixar claro que não faria qualquer sentido um impeachment.
Nesse contexto, e em pleno caos provocado pela pandemia do novo coronavírus, na última semana, apurou o i, o Presidente brasileiro levou até à porta do Palácio do Planalto – onde habitualmente fala à imprensa na presença de um público que lhe é fiel – vários deputados federais para o defenderem de todas as acusações de que tem sido alvo.
Um desses parlamentares, que discursava perante os jornalistas brasileiros e ao lado de Jair Bolsonaro e de um dos seus filhos, não hesitou em afirmar que pedir o impeachment do Presidente seria uma piada e incitou às piadas sobre portugueses – que historicamente lhes atribuem características de ignorância e falta de conhecimento.
“É uma piada querer o impeachment de Bolsonaro. Quer piada? Conte uma de português. […] Quer piada? Conte uma do português ou do papagaio, que é melhor…”, repetiu o deputado federal Bibo Nunes, de modo enfático.
Confrontada pelo i nos últimos dias com estas declarações do deputado federal levado pelo Presidente para fazer a sua defesa pública, a embaixada do Brasil em Lisboa demarcou-se da posição de Bibo Nunes e afirmou mesmo que o Governo liderado por Jair Bolsonaro também não se revê em tais palavras.
Nota da Torre da História Ibérica:
Sobre tudo isto, vale a pena relembrar o que respondeu Raul Solnado - grande humorista lusitano - durante uma visita ao Brasil em que lhe perguntaram por que motivo os portugueses não contavam "piadas de brasileiro": Sabe, nós não precisamos…
Pois não, não precisamos, e vamo-nos contentando com piadas sobre a nossa própria gente, como os alentejanos. Que, tanto quanto sei, não se ofendem com isso (tenho alguns na família, tal como também tenho brasileiros)…
Valerá ainda a pena reler um texto que sobre esta matéria escreveu um brasileiro inteligente, culto e ponderado. Está aqui: Luiz Nascimento - Blog do Disimo.
E, para terminar, viva o Mengão do grande Jesus - que, por acaso, não calça tamancos, não joga com bola quadrada e não se chama nem Manuel nem Joaquim…
Não é verdade,
"seu" Jorge Ben?
(Ele é Flamengo
e tem uma nega chamada Tereza…)
Sem comentários:
Enviar um comentário