domingo, 7 de junho de 2015

Tenente Blueberry (Homenagem a Giraud e a Charlier)

.
.
.
.

“Blueberry” é uma banda desenhada de origem franco-belga, criada no ano de 1963 pelo desenhador Jean Giraud (1938-2012) e pelo guionista Jean-Michel Charlier (1924-1989).
.
A obra, amplamente divulgada em Portugal, transporta-nos para o oeste selvagem dos Estados Unidos e para o norte do México nos anos da guerra civil americana e posteriores, e narra a emocionante odisseia de Mike Steve Donovan (o tenente Blueberry).
.
Acusado de um crime que não cometeu, Mike alista-se como tenente no exército americano, após o que se assume, em intermináveis e movimentadas andanças, como um herói atípico - defensor de causas, renegado, jogador e pistoleiro.
.
A recriação de paisagens e de factos históricos é admirável, “ressuscitando” por vezes personagens reais, como Cochise, o chefe apache, ou Wyatt Earp, o pacificador violento protegido pela Lei.
.
Índios de comportamento imprevisível, caminhos-de-ferro primitivos, paisagens lunares, vilões inomináveis, mulheres sedutoras, pioneiros truculentos, militares impiedosos -  e, sobretudo, um “clima” singular, poderosamente apelativo, que nunca mais se esquece.
.
Imperdível pelos apreciadores do género!
.
.

.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
 
.
.
.
.

.
.
.
.

.
.
.
.
.
 
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.

 .
.
.
.
.

.
.
.
.
.

.
.
.
.
.

.
.
.
.
.

.
.
.
.
.

..
.
.
.
O desenhador Jean Giraud (1938-2012)
 .
.

O guionista Jean-Michel Charlier (1924-1989)

..

2 comentários:

Sérgio disse...

Grande Blueberry! Encheu tardes e tardes da minha adolescência, naquelas longas e saudosas férias escolares de Verão... Gloriosos tempos! Glorioso herói!

Pedro Lima disse...


Que vivam para sempre Giraud e Charlier nas nossas lembranças e nos nossos corações agradecidos!