quarta-feira, 4 de agosto de 2010

"As Raparigas Lá de Casa"

.
...ou de como, pela mão de um grande poeta,
se regressa por entre mil lembranças
aos dias longínquos de uma infância feliz...
.
.
AS RAPARIGAS LÁ DE CASA
.
.
Como eu amei as raparigas lá de casa
.
discretas fabricantes da penumbra
guardavam o meu sono
como se guardassem o meu sonho
repetiam comigo as primeiras palavras
como se repetissem os meus versos
povoavam o silêncio da casa
anulando o chão os pés as portas
por onde saíam
deixando sempre um rastro de hortelã
traziam a manhã
cada manhã
o cheiro do pão fresco
da humidade da terra
do leite acabado de ordenhar
.
(se voltassem a passar todas juntas agora
veríeis como ficava no ar
o odor doce e materno
das manadas quando passam)
.
aproximavam-se as raparigas lá de casa
e eu escutava
a inquieta maresia dos seus corpos
umas vezes duros e frios como seixos
outras vezes tépidos como o interior dos frutos,
no outono penteavam-me
e as suas mãos eram leves e frescas
como as folhas na primavera
.
não me lembro da cor dos olhos
quando olhava os olhos
das raparigas lá de casa
mas sei que era neles que se acendia o sol
ou se agitava a superfície dos lagos do jardim com lagos
a que me levavam de mãos dadas
as raparigas lá de casa,
que tinham namorados
e com eles traíam
a nossa indefinível cumplicidade
.
eu perdoava sempre
e ainda agora perdoo
às raparigas lá de casa
porque sabia e sei que apenas o faziam
por ser esse o lado mau
de sua inexplicável bondade
o vício da virtude
da sua imensa ternura
da ternura inefável do meu primeiro amor
do meu amor
pelas raparigas lá de casa
.
.
Poema de Emanuel Félix.
Nasceu em Angra do Heroísmo, Açores, Portugal, em 1936.
Faleceu na mesma cidade em 2004.
.

1 comentário:

Sílvia disse...

Espantosa sensibilidade! Lindo!